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terça-feira, 23 de abril de 2013

Projeto Cultura Indígena



PROJETO “CULTURA AFRO-BRASILEIRA / INDÍGE
NA.

JUSTIFICATIVA
Observando os alunos e avaliando o conhecimento que cada um traz consigo, antes de introduzir novos conceitos de sala de aula, para colocar em prática, mesmo sem perceber, idéias de grandes pesquisadores. Muitas atitudes que para nós hoje parecem apenas parte do senso comum. Emília Ferreiro, Celestin Freinet, Paulo Freire, Haword Gardner, Jean Piaget e Lev Vigotsky.
Como a gente vê o princípio no qual todos partem é o mesmo, ou seja, é necessário conhecer a ação do sujeito no processo de aquisição do conhecimento, pois o conhecimento prévio é fundamental em qualquer época na vida do ser humano, mesmo sendo pequenos.
O processo de aprendizagem dos alunos, deve ser um trabalho de refletir sobre a nossa prática pedagógica.
Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a sua vida, para servir de modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial. Levando em conta a Lei 10.639, de 09 de Janeiro de 2003, mostra que é preciso modificar o ensino-aprendizagem para um resultado eficaz, valorizando os conhecimentos na nossa cultura, fazendo a História dos outros, ou parte dela.
A cultura universal incluí Cultura Afro-Brasileira, sendo de grande importância para a educação. Uma sociedade democrática e justa inclui todos em todas as populações. A existência de distorções, diferenças ou dominação, através de danças, músicas, histórias, brincadeiras e atividades variadas e de acordo com a faixa etária dos alunos e em alguns momentos a atividade deve ter uma pequena adaptação, para um melhor resultado.
A lei deve ser vista, também, como uma janela que se abre para olharmos e repensarmos sobre a importância do ser humano, com isso traga uma perspectiva de afirmação do princípio da igualdade, sem achatamento da diversidade. Importa ainda rediscutir as relações entre os mesmos, com vistas a desvelar o modo como se forjou uma hierarquia social ancorada nas diferenças raciais entre brancos, negros e indígenas. Hierarquia que a miscigenação não foi capaz de apagar. Como a escola é um espaço lúdico para começar um projeto de construção e desconstrução do racismo e de proporcionar um espaço de compreensão, visibilidade a identidade, mesmo sendo criança de 2 anos CIII.Com essa visão decidi executar esse projeto, e foi de uma grande importância e de uma valorização e um novo olhar sobre as atividades a Cultura afro-brasileira.O projeto envolveu várias pessoas, como os funcionários que ajudaram a desenvolver as várias atividades, eu, os alunos e os responsáveis, pois participaram das atividades propostas com muito interesse. Ao meu vê foi um sucesso.
OBJETIVOS

Promover uma visão das Histórias que falam sobre igualdade racial, direitos e deveres, através de músicas, danças, histórias e atividades variadas.
Garantir a construção de sua personalidade com referência em outros.
Proporcionar condições ao conhecimento Afro brasileira promovendo a cidadania e igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multiracial.
Despertar a importância de reconhecer a sua própria identidade.
Mostrar aos alunos que as diferenças existem sim, mas não diferenciam dos outros, que somos iguais na essência, e que a cor da pele, não nos torna melhores ou piores que ninguém.
Identificar tempo e espaço da origem dos grupos estudados, através de atividades variadas e de acordo com a realidade na criança.
Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos, tipos de religiões, costumes, comidas e línguas.
Despertar a importância de reconhecer a sua própria identidade.
Mostrar aos alunos que as diferenças existem sim, mas não diferenciam dos outros, que somos iguais na essência, e que a cor da pele, não nos torna melhores ou piores que ninguém.
Despertar para a africanicidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, como elementos de formação da cidadania.
Despertar para a questão do trabalho no campo e na cidade, através de atividades variadas.
Proporcionar condições para o conhecimento sobre questões relativas à saúde e doenças.
Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...

Confeccionar uma bandinha que tenha um som de músicas afro-brasileiro.
Desenvolver comidas típicas da cultura afro–brasileira.
Desenvolver atividades utilizando argila.
CONTEÚDOS CURRICULARES
Os conteúdos trabalhados no projeto são:
Expressão oral
Expressão gráfica
Percepção tátil e visual
Criação de histórias
Ampliação de vocabulário através de histórias
Anúncios
Propagandas
Conhecimento do próprio corpo
Higiene
Família
Escola
Alimentação
Boas maneiras
Datas comemorativas
Relacionamento em grupo
Boas maneiras
Esquema corporal andando (de frente e de costas), batendo palmas, (com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, etc.); saltando (uma corda em movimento, com os pés juntos, amarelinha); correndo (com as mãos na cabeça, num pé só, em duplas de mãos dadas); marchando (em fila, no mesmo (em fila, no mesmo lugar).
Jogos imitativos
Brincadeiras com bola
Esquema corporal
Passeios, visitação na Rua coberta para conhecer a Tribo vinda da cidade de Salto do Jacuí-RS
confecção de cocares, sucatas, recortes e colagens, músicas infantis, pintura do rosto em homenagem ao dia do Índio.


Cantigas de roda
Jogos e brincadeiras com cordas




























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